Pular para o conteúdo

Polícia Civil de Rondônia

IICC da Polícia Civil firma novos convênios com Prefeituras para garantir emissão de RG

  • ASSCOM 

O Instituto de Identificação Civil e Criminal “Engrácia da Costa Francisco” (IICCECF) da Polícia Civil firmou na semana passada convênio com os prefeitos de Corumbiara e Cerejeiras com objetivo de garantir o atendimento para a emissão de Carteiras de Identidade. A assinatura do convênio foi realizada no gabinete do vice-governador, Daniel Pereira, que oportunizou o encontro dos prefeitos com o Diretor do IICCECF, Júlio Kasper, para a formalização do ato.

O vice-governador do Estado de Rondônia, Daniel Pereira, disse que a união entre Estado e Prefeituras trará vários benefícios para população no segmento da identificação. “Quando firmamos estes convênios, possibilitamos que o cidadão possa ser atendido em seu próprio município, além de diminuirmos o tempo de atendimento e de entrega da Carteira de Identidade, garantindo assim a cidadania a cada individuo”, comentou Daniel Pereira.

O Diretor do IICC da Polícia Civil, Júlio Kasper, explica que cerca de 18 prefeituras já procuraram esta parceria, onde 06 (seis) já estão funcionando, 02 (duas) estão em treinamento e 10 (dez) estão em tratativas. É importante frisar que o atendimento para expedição da Carteira de Identidade anteriormente aos convênios só era realizado em 28 municípios dos 52 existentes no Estado. Com essa iniciativa, o número de municípios atendidos aumentou e deve chegar aos demais no decorrer deste ano.

Os municípios que já realizaram a parceria são: Monte Negro, Costa Marques, Ji-Paraná (que agora conta com 3 Postos de Atendimento), Colorado do Oeste, Campo Novo de Rondônia e Candeias do Jamari. O Prefeito do município de Novo Horizonte também já assinou o convênio, já os servidores dos municípios de Ariquemes e Primavera de Rondônia encontram-se em treinamento e os Postos devem ser inaugurados nas próximas semanas.

“Na Capital disponibilizamos apenas de um único posto de atendimento no ‘Tudo Aqui’, porém já iniciamos um diálogo com o novo Prefeito e este demonstrou interesse em firmar o convênio com o Instituto. A parceria local possibilitará abertura de seis novos postos divididos no município e seus distritos. O objetivo é ampliar ao máximo esta parceria e melhor atender a nossa população”, explica o Diretor do IICC.

Júlio Kasper agradeceu o apoio e colaboração do vice-governador pelo empenho e dedicação com este serviço tão importante para a população. “Daniel Pereira tem articulado com vários Prefeitos para que firmem as parcerias, assim como, tem analisado junto a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG, possibilidades de implementação de novos projetos para o setor”,  disse Júlio Kasper.

É importante mencionar que a proposta de realização dos convênios com as Prefeituras prevê que estas façam apenas o cadastramento do cidadão, após todo treinamento promovido pelos profissionais do IICC, pois o processo Datiloscópico e finalização do documento continuará sendo realizado pelos datiloscopistas policiais do Instituto da Polícia Civil.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Dr. Eliseu Muller, revela que a iniciativa visa ampliar o atendimento à população e garantir menor tempo de entrega do documento. “Com a Carteira de Identidade na mão, o cidadão amplia suas possibilidades dentro do segmento comercial, podendo trabalhar, viajar, ser atendido em um posto de saúde e ser prontamente identificado, entre outros”, finaliza Dr. Eliseu.