Delegacia de Polícia Civil no município de Cerejeiras com novo titular

O Delegado da Polícia Civil do Estado de Rondônia, Mayckon Douglas, é o novo titular da Delegacia em Cerejeiras. Na semana passada, o Delegado concedeu entrevista para a rádio Ondas Verdes ao programa Tribuna Livre, apresentado pelo jornalista Elizeu Evangelista. Mayckon Douglas, que já atuou como conciliador no Tribunal de Justiça de Cerejeiras, em 2012, e exerceu cargo na Vara Criminal do Fórum de Vilhena por quase quatro anos, contou um pouco das ações que iniciou à frente da Polícia Civil durante a entrevista.

Confira entrevista:

Aos 28 anos de idade, e com experiência em prática forense, o novo titular da delegacia local elogiou sua equipe de serviço, destacando o legado deixado pelo seu antecessor, delegado Rodrigo Spiça.  “Que exerceu um excelente trabalho em Cerejeiras”, segundo informou.

Em nome do capitão Vian, comandante da PM em Cerejeiras, ele lembrou a importante parceria com a Polícia Militar. Disse ainda ser importante a relação entre imprensa e os agentes de segurança do Estado na promoção da justiça e cidadania.

Questionado sobre o município e o início de suas atividades, ele considerou ser Cerejeiras uma cidade tranquila, tendo uma criminalidade de médio porte, porém, informou alguns crimes patrimoniais mais corriqueiros, como furtos e roubos, mas que estão sendo investigados.

Disse que, na delegacia, tramitam atualmente cerca de 400 (quatrocentos) inquéritos policiais. Comentou que quase todos dias, há registros de furtos, principalmente na zona rural. E que estes crimes, segundo ele, encontram dificuldades para serem investigados porque, muitas vezes, as vítimas não preservam o local dos delitos para a realização de perícias e investigações, como a coleta de digitais deixadas pelos suspeitos.

Questionado sobre o crescimento da criminalidade em Cerejeiras, ele disse que a polícia vem priorizando ações de inteligência para combater o crime na região. Para não atrapalhar as investigações de alguns inquéritos em andamentos, o delegado revelou que crimes de roubos com emprego de violência estão sendo investigados.

Contou ainda que, 90% das ocorrências registradas, estão diretamente relacionadas ao uso de bebidas alcóolicas, drogas e violência doméstica. Quanto aos crimes de abusos sexuais contra menores, o delegado considerou os índices alarmantes em sua jurisdição. “Existem vários casos em apuração, principalmente relacionados ao âmbito familiar, envolvendo padrastos, tios e membros da própria família. Há uma incidência maior desse delito na zona rural”, observou.

Sobre um polêmico caso de abuso ocorrido na cidade, o delegado informou que, o inquérito está praticamente concluído, devendo ser enviado ao Ministério Público que, deve oferecer ou não, denúncia, segundo ele.

Sobre prevenção criminal, o profissional aconselhou que, a população, redobre os cuidados com sua segurança pessoal. “Não se pode facilitar”, recomendou.

Para elucidar os crimes com mais agilidade, o policial sugeriu a criação de um núcleo de perícias em Cerejeiras, uma vez que, segundo ele, atenderia toda a sua jurisdição, que compreende as cidades de Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras.

Mayckon Douglas, que já estava sendo solicitado por sua equipe antes de entrar no estúdio para atender uma ocorrência de última hora, fechou a entrevista agradecendo a todos e, por outro lado, recebeu as boas vindas do apresentador do programa. “Seja muito bem-vindo à Cerejeiras”, finalizou o âncora do Tribuna Livre.

Texto e foto: Com informações de Miadiarondonia.com.br

Sobre ASCOM