Capacitação: Polícia Civil realiza oficina de Local de Crime em curso da PM

Em mais uma ação de capacitação integrada, a Polícia Civil realizou uma oficina sobre a “Importância da Preservação do Local de Crime para a Perícia Papiloscópica na Persecução Penal”, coordenada pelo Diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal, Datiloscopista Policial Júlio Kasper.

A oficina foi realizada neste sábado, 03.09, na Diretoria de Ensino da PM, em Porto Velho, iniciando às 8h00 e terminando às 21h.

Com a oportunidade de fornecer conhecimento teórico e prático, a oficina foi desenvolvida durante o 1° Curso de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO)  da PM/RO, contando com a participação de vários Oficiais e Praças da PM/RO e ainda um Oficial da PM/SC.

 

O PATAMO

 

O Patrulhamento Tático Móvel – PATAMO que possui caráter especial por ter missão específica e diferenciada.

Assim como uma guarnição de patrulha escolar tem de se especializar no atendimento do público escolar, as guarnições de PATAMO devem ter condições de prestar eficiente atendimento a ocorrências de alta complexidade, bem como dar apoio e suporte para as demais modalidades de policiamentos, nas missões e situações em que for necessário.

As equipes PATAMO desenvolvem um trabalho de repressão a delitos, e por consequência prevenção, contudo não estando diretamente focadas no atendimento de ocorrências corriqueiras via 190.

Possuem como objetivo principal ser a resposta imediata da OPM especializada a crimes de alto risco, e primeiros interventores em sinistros que exijam celeridade e técnica adequada como, por exemplo, Controle de Distúrbios Civis e Gerenciamento de Crises, onde, estando os policiais militares devidamente treinados e equipados, realizarão o primeiro embate até a chegada do grupo especializado aquele fim.

Nesta linha o curso de PATAMO visa o preparo técnico profissional mediante a capacitação de PPMM para o desempenho das missões básicas da Companhia de Operações Especiais, especificamente a execução do patrulhamento tático móvel.

A  Companhia  de  Operações  Especiais – COE, vem  realizando  o  1º Curso  de Patrulhamento Tático Móvel (I CPATAMO) da PMRO.

O Coordenador do curso é o Capitão PM Carlos Gomes.

 

 

 

 

 

 

 

Sobre 86034812100