Grade curricular de formação da Polícia Civil passa a contar com mais três disciplinas obrigatórias

O Conselho Superior de Polícia Civil (Consupol) aprovou a inclusão de mais três disciplinas obrigatórias na grade curricular do curso de formação e de cursos de aperfeiçoamentos da Academia de Polícia Civil do Estado de Rondônia. As disciplinas que passaram a fazer parte da grade são: Diretrizes nacionais da investigação de morte violenta de mulheres com perspectiva de gênero, e demais crimes inseridos na Lei n°11.340/06 (Maria da Penha); Acessibilidade linguística através da Língua Brasileira de Sinais (Libras); e Tiro defensivo na prevenção da vida (Método Giraldi).

Segundo o Diretor da Academia de Polícia Civil, Delegado Túlio Anderson Rodrigues da Costa, a inserção dessas disciplinas na grade curricular no curso de formação e aperfeiçoamento tem como objetivo preparar melhor o servidor da Polícia Civil seja ele para que cargo for. “Essa qualificação irá refletir em um melhor atendimento na sociedade”, ressaltou o Delegado.

Ele citou a primeira matéria, que trata das Diretrizes nacionais da investigação do feminicídio – Investigação de morte violenta de mulheres com perspectiva de gênero e demais crimes inseridos na Lei Maria da Penha. “Até então esses crimes tratados de forma comum e precisavam de um atendimento diferenciado”, disse Túlio Anderson.

Já a disciplina que insere a Acessibilidade linguística através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é porque a legislação obriga que os órgãos públicos tenham profissionais qualificados para atender a esse público. “Já aconteceu de comparecer à delegacia um cidadão deficiente auditivo e não ter servidor qualificado em linguagem de sinais para colher seu depoimento”, salientou.

E a terceira matéria inserida na grade é o Tiro defensivo na preservação da vida (Método Giraldi). “A função do policial é em defesa da vida, não é matar”, justificou o delegado. Este módulo terá duração de 20h, os demais 40h. Os próximos cursos de formação e de aperfeiçoamento passarão a contar com essas disciplinas. A resolução com as alterações na grade curricular da Academia de Polícia Civil foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 11.

 

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Maicon Lemos
Secom – Governo de Rondônia

Sobre 86034812100