Segurança Pública de Rondônia e Acre realiza operação conjunta na divisa entre os dois Estados

Forças de segurança pública de Rondônia e Acre desenvolvem nesta sexta-feira (15/07) operação conjunta nos dois Estados, do lado rondoniense, distritos de Extrema e Nova Califórnia.

A ação, segundo as forças de segurança pública dos dois Estados, é considerada um experimento do que poderá ser nos próximos dias a formalização do Termo de Cooperação debatido no último dia 7 de julho com o vice-governador Daniel Pereira e autoridades de Rondônia e Acre no Palácio do Governo, na capital rondoniense.

A operação, que teve início ontem (14/07), pretende nesses dois dias, abordar todos os veículos que cruzam os limites de Rondônia e Acre nos dois sentidos pela BR 364 e linhas vicinais, especialmente no combate aos crimes de fronteiras, conforme explica o Tenente Coronel PM Glanert, gerente de fronteiras da Secretaria de Segurança de Rondônia.

Denominada “Operação BR 364”, a ação conta com a atuação do Exército Brasileiro, com a Polícia Rodoviária Federal e com as Polícias Civil e Militar dos dois Estados. Visa monitorar os veículos que cruzarem a barreira nesses dois dias.

Sobre o trabalho cooperado, Antônio Carlos do Reis, Secretário de Segurança de Rondônia, enaltece o planejamento estratégico de operações conjuntas na região de fronteira que trará como inovação, a utilização de um canal único de rádio na realização das operações ao facilitar consultas recíprocas de bancos de dados sobre criminosos, bem como mandados de prisão. A criação de núcleos de ação contra as drogas em delegacias regionais também faz parte da estratégia, destaca.

A cooperação entre Rondônia e Acre serve fundamentalmente para a troca de informações. Segundo o Secretário de Segurança do Acre, Emylson Farias Lima, o tratado, que deverá ser assinado nos próximos dias, nada mais é do que a formalização de um trabalho que na prática já existe, mas que depois do termo assinado passa a ser oficial e com isso passará a contar com um planejamento estratégico efetivo.

 

REPORTAGEM: Valdir Alves
FOTOS: Sesdec

 

Sobre 86034812100