DEPCA – “PROTEÇÃO FORA DA ESCOLA”

Polícia Civil através da DEPCA, Comissariado de Menores e CTCA iniciam a operação “Proteção Fora da Escola”

No último dia 05 de setembro de 2012, sob a coordenação da Delegada Noelle Caroline, uma equipe de policiais civis da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente – DEPCA -, em conjunto com o Comissariado de Menores do Juizado da Infância e Juventude e 1° Conselho Tutelar da Criança e Adolescente, iniciou a primeira Operação Policial denominada “PROTEÇÃO FORA DA ESCOLA”.

Trata-se da execução do plano operacional que visa proporcionar proteção aos estudantes (crianças e adolescentes) das escolas públicas de Porto Velho, através da modalidade de policiamento preventivo e repressivo. Os trabalhos serão realizados nas proximidades das escolas nas quatro zonas urbanas de Porto Velho, semanalmente.

Foco Preventivo:
As crianças e adolescentes localizadas em locais de risco ou vulnerabilidade à integridade física, tais como: praças, locais ermos, proximidades de bares, etc., em horário de aula ou não, fardadas ou não, serão levadas de imediato para o respectivo Conselho Tutelar da região onde residem, sendo que os responsáveis legais serão acionados para receber o menor mediante Termo.

Foco Repressivo:
Abordar, identificar, realizar pesquisas nominais, constitui ações que serão desenvolvidas pelos policiais civis da DEPCA, com vistas a minimizar o consumo e venda de drogas ilícitas (maconha, crack, cocaína, etc.) e lícitas (bebidas alcoólicas). Indivíduos adultos (traficantes, marginais, aliciadores, exploradores sexuais) que ficam nas proximidades das escolas para cometer ilicitudes contra os estudantes serão alvos da Operação Policial, e em casos de flagrante delito serão conduzidos ao Plantão de Polícia para as devidas providências.

Fonte: ASCOM/PCRO/DEPCA
Foto: DEPCA

Sobre Host Master